quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Mais treino para prova!!! Agora a contribuição é de Alliny e Thiago. A número 5 tá o pipoco!!!!



1) A respeito da sentença e da coisa julgada no processo civil, assinale a opção correta.
a)
A fundamentação da sentença fica coberta pela coisa julgada material.
b)
A apreciação e resolução de questão prejudicial decidida incidentalmente no processo não faz coisa julgada material, ainda que a parte expressamente o requeira.
c)
Com o trânsito em julgado da sentença que encerra a relação processual, sem resolução do mérito, ocorre a coisa julgada formal, o que torna imutáveis, porque indiscutíveis, as questões decididas na sentença.
d)
Após o trânsito em julgado da sentença, consideram-se deduzidas e repelidas as alegações que o autor tenha deixado de apresentar para o acolhimento de seu pedido.

 
2) Quanto à liquidação e ao cumprimento da sentença proferida no porcesso civil, assinale a opção correta:
A) A liquidação de sentença, por ser um incidente processual, é unificada procedimentalmente à ação condenatória genérica e tem o mesmo objeto litigioso da ação onde a sentença liquidanda foi proferida. São passíveis de liquidação as sentenças que não discriminem a coisa devida ou o fato exigível e, ainda, aquelas que não determinem o objeto ou o valor da condenação.
B) O recurso cabível contra a decisão de liquidação de sentença é o agravo, que será interposto como regra na forma retida ou por instrumento quando o executado demonstrar que a referida decisão poderá lhe causar lesão grave e de difícil reparação.
C) A competência para o cumprimento da sentença que condena o réu ao pagamento de quantia certa será do juízo que processou a causa no primeiro grau de jurisdição. Por se tratar de competência funcional, portanto, absoluta, não pode ser modificada por acordo entre as partes ou conveniência do credor.
D) A liquidação da sentença por artigos será necessária quando, para se determinar o valor correspondente à obrigação fixada na sentença condenatória, houver necessidade de alegar e provar fato novo. Por fato novo deve-se entender aquele que, embora resultante da obrigação julgada na sentença, não foi objeto da condenação, porque foi deixado de fora ou porque somente surgiu depois desta. passagem aérea


3) Quanto à coisa julgada, assinale a opção correta. A Ocorre a coisa julgada material quando a sentença de mérito não mais sujeitar-se a recurso ordinário ou extraordinário nem a ação rescisória.
A) coisa julgada tem como efeito submeter as partes à sua autoridade e sanar os vícios porventura ocorridos durante o procedimento ou existentes na sentença.
B) O objeto da coisa julgada material é a sentença de mérito e, dentro da sentença, somente o dispositivo é acobertado pela autoridade da coisa julgada. No entanto, a eficácia preclusiva dessa coisa julgada atinge argumentos e provas que sirvam para embasar a causa de pedir deduzida pelo autor, reputando-se argüidas e repelidas todas as alegações e defesas que poderiam ter sido formuladas para o acolhimento ou rejeição do pedido.
C) A coisa julgada material tem como limites objetivos a lide e as questões que foram decididas no processo. A coisa julgada alcança a parte dispositiva da sentença, a causa de pedir e a verdade dos fatos contidos na lide e estabelecidos como premissa para o julgamento. Transitada em julgado a sentença de mérito, torna-se imutável e indiscutível entre as partes o comando emergente da parte dispositiva da decisão.
D) A sentença que acolhe ou rejeita, pelo mérito, ainda que por insuficiência de provas, a pretensão deduzida na ação popular faz coisa julgada formal e material, com eficácia erga omnes, segundo as provas existentes nos autos. Assim, por iniciativa de qualquer legitimado, poderá ser proposta outra ação popular, com idêntico fundamento, apoiando-se em nova prova. passagem aérea

4) Profere-se sentença dotada de aptidão para gerar a coisa julgada material quando se:
a) homologa a desistência da ação;
b) julga improcedente pedido formulado em ação civil pública, em razão da insuficiência do conjunto probatório;
c) julga procedente pedido formulado em ação cautelar; 
d) proclama a carência de ação, em razão da ilegitimidade ativa ad causam; 
e) pronuncia a prescrição do direito alegado pelo autor em sua inicial.

5) Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a teoria de Liebman, a coisa julgada é uma qualidade especial da sentença, a reforçar a sua eficácia, consistente na imutabilidade da sentença como ato processual e na imutabilidade dos seus efeitos. 
(     ) Para o STJ, as decisões acerca da guarda de menor e respectivos alimentos não se submetem aos efeitos da coisa julgada, que pode ser relativizada diante da alteração dos fatos. 
(      ) De acordo com o STJ, o débito alimentar arbitrado em valor fixo, por sentença transitado em julgado, deve ser pago pelo montante e na exata periodicidade constante no título judicial, revelando-se ofensa à coisa julgada a determinação para que o valor arbitrado seja pago a propósito do recebimento de outras verbas pelo devedor. 
(     ) Consoante a jurisprudência do STJ, a correção de erro material sujeita-se à preclusão e à coisa julgada. 
 
6) Assinale a opção correta em relação à sentença e à coisa julgada.
a) A sentença proferida na ação de jurisdição graciosa produz a coisa julgada material após o seu trânsito em julgado.
b) No procedimento comum ordinário, o relatório, os fundamentos e o dispositivo são requisitos essenciais da sentença.
c) Será definitiva a sentença que resolva o processo por falta de pressuposto processual.
d) A coisa julgada formal consiste no fenômeno da imutabilidade da sentença, que adquire força de lei para as partes e para todos os juízos.
e) Quando o autor tiver formulado pedido certo, será permitido ao juiz proferir sentença ilíquida

17 comentários:

  1. Otimas questões, vou imprimir para fazer. Show !!

    ResponderExcluir
  2. A questão 4, creio que seja letra E, pelo fundamento do artigo 269 do CPC, no inciso IV, Que diz que haverá resolução de mérito quando Juiz pronunciar a decadência ou prescrição. Ou seja, faz coisa julgada material em uma sentença definitiva.

    ResponderExcluir
  3. A 6 eu acredito que seja a letra B. De acordo com o artigo 458 do CPC que traz em sua redação os requisitos essenciais da sentença.

    ResponderExcluir
  4. 1) A resposta certa seria letra "D" .
    O art. 474 CPC traz claramente em sua redação, que: "Passada em julgado a sentença de mérito , reputar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como à rejeição do pedido."

    ResponderExcluir
  5. 1) A respeito da sentença e da coisa julgada no processo civil, a opção correta é:
    D) Após o trânsito em julgado da sentença, consideram-se deduzidas e repelidas as alegações que o autor tenha deixado de apresentar para o acolhimento de seu pedido.


    2) Quanto à liquidação e ao cumprimento da sentença proferida no processo civil, a correta é a letra D.
    CPC:
    Art. 475-E. Far-se-á a liquidação por artigos, quando, para determinar o valor da condenação, houver necessidade de alegar e provar fato novo.
    Art. 475-F. Na liquidação por artigos, observar-se-á, no que couber, o procedimento comum (art. 272).

    4) Profere-se sentença dotada de aptidão para gerar a coisa julgada material quando se:
    Artigo 269, inciso IV, do Código de Processo Civil:
    Haverá resolução de mérito => quando o juiz pronunciar a decadência ou a prescrição. Portanto é a letra E.



    3) Quanto à coisa julgada, assinale a opção correta : Gabarito letra B.



    5) Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: GABARITO "A".

    I- VERDADEIRO. A teoria de Liebman trouxe a precisa distinção entre coisa julgada e os efeitos da sentença. Segundo sua lição, coisa julgada é uma qualidade (“autoridade”) dos efeitos da sentença – e não um de seus efeitos. A coisa julgada é uma qualidade especial da sentença,que reforça a sua eficácia, consistente na imutabilidade da sentença como ato processual (coisa julgada formal) e na imutabilidade dos seus efeitos (coisa julgada material).
    II- VERDADEIRO. STJ. Sentença estrangeira contestada SEC 7331 EX 2012/0042159-1.
    "Cuida-se de pedido de homologação de sentença estrangeira, que disciplinou acordo entre as partes sobre guarda de menor, efetuado no Reino Unido; após o acordo, todavia, sobreveio sentença judicial brasileira - modificativa dos termos do acordo - que determinou a guarda para um dos cônjuges. 2. Em caso semelhante, a Corte Especial do STJ já consignou que "as decisões acerca da guarda de menor e respectivos alimentos não se submetem aos efeitos da coisa julgada, que pode ser relativizada diante da alteração dos fatos, sempre, sobrelevando o interesse do infante".
    III- VERDADEIRO. "O débito alimentar arbitrado em valor fixo - por sentença transitada em julgado - deve ser pago pelo montante e na exata periodicidade constante no título judicial, revelando-se ofensa à coisa julgada a determinação para que o valor arbitrado seja pago a propósito do recebimento de outras verbas pelo devedor". ( REsp 1.091.095).
    IV- FALSO. STJ. "Consoante a jurisprudência desta Corte Superior, a correção de erro material não se sujeita aos institutos da preclusão e da coisa julgada por constituir matéria de ordem pública cognoscível de ofício pelo julgador."



    6) Assinale a opção correta em relação à sentença e à coisa julgada.
    gabarito: B
    CPC - Art. 458. São requisitos essenciais da sentença:
    I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do réu, bem como o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo;
    II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;
    III - o dispositivo, em que o juiz resolverá as questões, que as partes Ihe submeterem.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou! colocou até o número dos recursos...como diria Braully SHOW, rrsrsr

      Excluir
  6. 1- (d) De acordo com 474 do CPC
    2-(d)
    3-(b)
    4-(e) Visto no art.. 269 do CPC, a extinção do processo com resolução do mérito e a pronúncia da decadência é um dos incisos deste referido artigo.
    5- VVFF
    6- (b) Os elementos essenciais da sentença realmente são : o relatório, a fundamentação e o dispositivo. Mas o sumarissimo dispensa o relatório como um dos pressupostos essenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que a terceira assertiva da quinta questão é FALSA ????

      Excluir
  7. Na 6ª questão, a resposta é letra B.

    "Art. 458. São requisitos essenciais da sentença:
    I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do réu, bem como o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo;
    II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;
    III - o dispositivo, em que o juiz resolverá as questões, que as partes Ihe submeterem."

    ResponderExcluir
  8. 1º R: (D) Após o trânsito em julgado da sentença, consideram-se deduzidas e repelidas as alegações que o autor tenha deixado de apresentar para o acolhimento de seu pedido.
    2º R: (D) Art. 475-E e Art. 475-F do CPC.
    3º R: (B) O objeto da coisa julgada material é a sentença de mérito e, dentro da sentença, somente o dispositivo é acobertado pela autoridade da coisa julgada. No entanto, a eficácia preclusiva dessa coisa julgada atinge argumentos e provas que sirvam para embasar a causa de pedir deduzida pelo autor, reputando-se arguidas e repelidas todas as alegações e defesas que poderiam ter sido formuladas para o acolhimento ou rejeição do pedido.
    4º R: (E) Art. 269 do CPC o mesmo relata sobre as causas que haverá resolução de mérito.
    5º R: V-V-F-F.
    6º R: (B) Art. 458.

    ResponderExcluir
  9. 1. A (ART. 474, CPC)
    2.D ( ART. 475-E e 475- f, CPC)
    4.E ( ART.269, inciso IV)
    5. VVVF
    6.B ( ART. 458, CPC)

    ResponderExcluir
  10. 1 questão seria letra (A)
    2 Questão seria letra (D)
    3 Questão seria letra (B)
    4 Questão seria letra (E)
    5 - VVVF
    6 Questão seria letra (B)

    ResponderExcluir